GESNERIACEAE

Columnea sanguinea (Pers.) Hanst.

Como citar:

Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa; Tainan Messina. 2012. Columnea sanguinea (GESNERIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

3.690.806,116 Km2

AOO:

48,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre nas regiões Norte (Roraima, Amazonas, Rondônia), Nordeste (Ceará, Pernambuco, Bahia) e Sudeste (Espírito Santo) no Brasil (Araujo; Chautems, 2010). É encontrada da América Central ao Brasil (Chautems, com. pessoal).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa
Revisor: Tainan Messina
Categoria: DD
Justificativa:

?Espécie de ampla distribuição, porém efetivamente protegida, isto é, dentro de unidades de conservação (SNUC) nos Estados do Acre e Espírito Santo. Em Pernambuco e na Bahia em unidades particulares, estas características apontam a necessidade de medidas para proteção da espécie embora até o momento não classificada como ameaçada. Existe uma discordância entre o mapa de EOO e a distribuição da espécie, o que aumentará a EOO.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Pode ter caules de mais de 1 m de comprimento e folhas de até 30 cm. Conhecida como "orange king" (http://www.gesneriads.ca/dalber01.htm; acesso em 12). Outro sinônimo: Dalbergaria stricta (Rusby) Wiehler (Chautems, com. pessoal).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado
Detalhes: Epífita facultativa (Smith; Carroll, 1997), ocorrendo na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica (Araujo; Chautems, 2010).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional Serra do Divisor (AC), Estação Biológica de Santa Lúcia (ES), Reserva Biológica Augusto Ruschi (ES), RPPN Serra do Teimoso (BA) e RPPN Frei Caneca (PE) (CNCFlora, 2011).
Ação Situação
5.7 Ex situ conservation actions on going
Espécie cultivada como ornamental (http://www.gesneriadsociety.org/conv2009/Plants/bigpics/2009BesFibrous.htm; acesso em 12/07/2012).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Espécie cultivada como ornamental (http://www.gesneriadsociety.org/conv2009/Plants/bigpics/2009BesFibrous.htm; acesso em 12/07/2012).